quarta-feira, 25 de março de 2020

Língua e Cultura Alemã

Guten Tag!

As atividades a seguir servirão para revisar conteúdos, não só do livro didático, mas de outros temas voltados à língua alemã. Aproveite esse momento para revisar, estudar, tirar dúvidas... a Língua Alemã precisa ser constantemente treinada!

Primeira atividade: Revisar cumprimentos e despedidas e conhecer novos. Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=P4f5UR6lF88, até os 7 minutos e 3 segundos e depois a partir dos 11 minutos. Repita as palavras em alemão apresentadas. Faça anotações sobre o que está sendo explicado no caderno. Essas anotações serão comentadas no retorno da quarentena. Não esqueça da data: 25.03.2020

Segunda atividade: Revisar a estrutura das Ja/Nein Frage e os Hobbys. Copie no caderno e resolva a atividade:

Übungen:
1) Antworte bitte die Fragen wie im Beispiel:
Spielst du gern Fuβball?
Ja, ich spiele gern Fuβball.
Nein, ich spiele nicht gern Fuβball.

a) Hörst du gern Musik?
b)Fährst du gern Rad?
c) Spielst du gern am Computer?
d) Surfst du gern im Internet?
e) Liest du gern Comics?
f) Siehst du gern fern?
g) Singst du gern?
h) Tanzt du gern?
i) Schwimmst du gern?
j) Telefonierst du gern?

Terceira atividade: Revisar os animais. Fazer no caderno duas listas: uma com nomes de animais domésticos em alemão e português e outra, com o nomes em alemão e em português dos animais selvagens que já vimos:
Copiar no caderno:
2) Schreib die Name auf Deutsch und Portugiesisch:
Haustiere:


Tiere:


As tarefas 1, 2 e 3 serão conferidas no retorno da quarentena. 


Quarta atividade: Jogar com a família o jogo trilha dos animais que está no capítulo 2 do livro. Primeiro expliquem os nomes dos animais do jogo pra família e depois joguem com eles. 



Atividade 1 Geografia





ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA JOANA FRANCISCA
Disciplina:  Geografia / 7º ano      Professora: Sandra Beatriz Pinheiro da Luz


Atividade referente as aulas dos dias 25/03 e 01/04


Olá 7º ano! Vamos fazer uma revisão?



                                 Resultado de imagem para imagens de paralelos e meridianos
     


Atividade 1:
Assistam os vídeos acessando os links abaixo.
 Sobre Paralelos, meridianos, latitude coordenadas geográficas.
Sobre Cartografia.
https://www.youtube.com/watch?v=tR_rXa4BdpE&t=93s  (Cartografia/Quer que desenhe/descomplica)

Atividade 2:
Leia atentamente o capítulo 4 do livro didático Araribá Mais Geografia.
a) Reproduza o mapa da página 56 observando a legenda, no seu caderno (use papel vegetal ou outro papel transparente). Logo abaixo cite o nome de cada estado que compõe cada região e a respectiva capital, conforme o exemplo.
Ex.: Região Sul:
Estado                   Capital
Rio Grande do Sul: Porto Alegre
Santa Catarina:______________
Paraná:____________________

b) Descreva as características das seguintes complexos regionais ou regiões geoeconômicas:
Nordeste, Amazônia e o Centro Sul.

Estas atividades deixar dentro caderno de geografia.

Dúvidas: contato por email sandrabeatrizl@bol.com.br


L.Portuguesa 25/03 Atividades;

Bom dia turma!

Após assistir as nossas vídeoaulas no dia de ontem, vamos praticar mais um pouco sobre os conteúdos abordados;
Qualquer dúvida utilizem nosso canal de comunicação: Blog ou grupo do Whatsapp; 

1º e 2º período (TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS E RESPONDIDAS NO CADERNO)

OBSERVAÇÃO: Após todas as questões serem respondidas devem ser enviadas fotos no privado do professor para que o mesmo possar dar o OK na lista no final do exercícios que as mesmas foram concluídas. Prazo máximo para entrega: 27/03 ao meio dia (6ª-feira)

1) Assinale a sequência que complete corretamente as sentenças:
Os turistas foram ao Cristo Redentor, ________ puderam observar a bela paisagem da cidade.
________ você vai depois do expediente?
Nas metrópoles brasileiras, ________ o trânsito é congestionado, um simples trajeto pode demorar horas.
Ele conquistou um lugar na empresa ________ ninguém mais chegou.
a) aonde, aonde, onde e aonde.
b) onde, aonde, onde e aonde.
c) aonde, onde, aonde e onde.
d) onde, onde, onde e aonde.

2) Estão corretas as alternativas abaixo, exceto (menos):
a) Aonde você quer ir?
b) O casal foi visitar a cidade onde moraram durante dois anos.
c) Onde você ficou durante a festa?
d) Aonde os meninos vão com tanta pressa?
e) Eu ainda não sei onde vou nas minhas férias.

3) Sabendo que o advérbio "onde" somente deve ser empregado para designar locais físicos, faça as devidas substituições dos termos destacados.
I. Vivemos uma época onde os adolescentes não querem mais namorar no sofá da sala.
II. As diferenças entre o casal começaram a surgir, foi onde as discussões começaram.
III. Ele não gostava do emprego onde era preciso ficar sentado por mais de seis horas seguidas.
IV. Ele sempre conta piadas onde as loiras são as principais personagens.
Qual alternativa é a correta? Marque um X:
a) Em que – foi assim que - no qual – nas quais.
b) Nas quais – no qual – em que – foi assim que.
c) No qual – foi assim que – no qual – em que.
d) Em que – foi assim que – nas quais – no qual.

4) Levando em consideração o uso correto do advérbio mal, julgue as seguintes proposições:
I. Ele reprovou de ano porque foi mal aluno em matemática.
II. Talita mal entrou no shopping e já queria ir embora.
III. Nós percebemos que ele estava mal intencionado, por isso corremos.
IV. O casal viveu um mal momento durante a viagem para a França.
V. O prefeito faz mal uso do dinheiro público.
Marque um X na alternativa correta:
a) Todas estão corretas.
b) I e V estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, III e V estão corretas.

5) Preencha as lacunas corretamente:
I. Os chefes estavam de _______ humor naquela segunda-feira.
II. Márcia passou _______ e foi levada para casa.
III. O motor do carro apresentou _______ desempenho durante os testes na fábrica.
IV. ______ chegaram de viagem e já começaram a trabalhar.
V. Nunca pratique o ______; pratique sempre o bem.
Marque um X na alternativa correta:
a) Mau – mal – mau – mal – mal.
b) Mau – mau – mau – mal – mau.
c) Mal – mau – mal – mal – mal.
d) Mau – mal – mal – mal – mal.
e) Mal – mal – mal – mal – mau.

6) Leia:
O PRIMO
Primeira noite ele conheceu que Santina não era moça. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva, suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzébio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O próprio Bento não a deixava mentir, testemunha de sua aflição antes do casamento. Santina pediu perdão, ele respondeu que era tarde - noiva de grinalda sem ter direito.
(Cemitério de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias)
"...o primo Euzébio lhe fizera mal..." Nessa frase, a palavra mal está escrita com "l". Há, porém, situações em que ela também pode ser escrita com "u". Observe as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa cuja sequência preencha adequadamente os espaços em branco.
- Para Santina, Euzébio foi um homem____.
- Segundo o narrador, Bento fez um _____ casamento.
- Bento recebeu muito_____ a revelação de Santina. _____ ouviu a revelação de Santina, Bento decidiu separar-se.
Marque um X na alternativa correta:
a) mau / mal / mal / Mau
b) mau / mal / mau / Mal
c) mal / mau / mal / Mau
d) mal / mal / mau / Mau
e) mau / mau / mal / Mal

7)Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau:
Pedro e João, -------entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um momento ------- para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; --------------seus dois irmãos deixaram os pais ------- sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.  
Marque um X na alternativa correta:
a) mau – mal – mais – mas
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.

8) Assinale a opção que completa as frases adequadamente:
I. Se não
II. Senão
a) ( ) _______________ estudar, não será aprovada.
b) ( ) Estude, ____________ será reprovada.
c) ( ) Ande logo, __________você vai se atrasar.
d) ( ) Iremos à praia _____________ chover.
e) ( ) ___________ forem à praia, avise-me.

9)Qual alternativa possui o uso adequado da expressão “senão”?
a) ( ) Havia dois jogadores, senão três.
b) ( ) Senão chover, iremos passear.
c) ( ) Senão fizer sol, não iremos à praia.
d) ( ) A realização dos sonhos não é senão um esforço contínuo.
e) ( ) Espero que você entenda senão conseguirmos almoçar juntos.

10) Complete as frases com “senão” ou “se não”:
a) ____________ sair, fico com você essa tarde.
b) Haverá reunião ______________ atrasar meu voo.
c) Não vieram ____________ os advogados das partes.
d) Os olhos não são ________________ janelas abertas para o mundo.
e) Ande logo, ______________ perderemos a sessão.

11) A frase cuja grafia do vocábulo sublinhado está correta é:
a) ( ) Ambição não é nada se não a sombra maligna da aspiração.
b) ( ) O que é uma erva daninha se não uma planta cujas virtudes ainda não foram descobertas?
c) ( ) Liberdade não é nada se não a distância entre a caça e o caçador.
d) ( ) Se você espera pelo amanhã, o amanhã chega; se não espera pelo amanhã, o amanhã chega.
e) ( ) A civilização nada mais é se não uma camada de pintura que qualquer chuvinha lava.

12) Relacione as colunas de acordo com o uso adequado das expressões abaixo:
I. de encontro
II. ao encontro
a) ( ) é utilizada para expressar algo contrário, discordante.
b) ( ) é utilizada para expressar concordância, que está em direção ou de acordo com algo.

13) Complete as frases com a expressão adequada:
DE ENCONTRO (A/AO) – AO ENCONTRO (DE)
a) Durante a competição, o atleta tropeçou e foi _________________ chão.
b) Estamos indo ________________ Maria.
c) O trabalho infantil vai __________________ estatuto da criança e do adolescente.
d) Esse pacote de viagem é perfeito, pois vai _______________ do que planejamos para nossas férias.

14)Considere as ideias apresentadas abaixo e o sentido das expressões idiomáticas ir de encontro a ou ir ao encontro de para responder à questão.
“Assim como a poesia e a pintura oportunizam a que os artistas falem de si mesmos, a web 2.0 dá a seus usuários essa mesma oportunidade. Essa assertiva vai ___________ que o autor declara em todos falamos de nós mesmos, grandes e pequenos.”
“A selfie é uma forma de falar de si, e falar de si, segundo pesquisas recentes, atua beneficamente sobre o cérebro. Essa assertiva vai ___________ tese de que, além das áreas do lazer, segurança, trabalho, compras, etc. (..), a área da cognição tem melhorias advindas das fotos de si mesmos tiradas pelos usuários .”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) (   )  de encontro ao - de encontro à
b) (   )  ao encontro do - de encontro a
c) (   )  ao encontro do - de encontro à
d) (   )  ao encontro do - ao encontro da
e) (   )  de encontro ao - ao encontro da

15) “As coisas adquirem propriedades novas quando vamos em direção a elas com novos projetos”; o termo que equivale exatamente ao segmento sublinhado é:
a) ao encontro delas;
b) de encontro a elas;
c) junto delas;
d) em companhia delas;
e) contra elas.

As atividades serão corrigidas na próxima aula dia 31/03;


Quem já terminou os exercícios:

Alana C: OK
Alana T: OK
Betina: OK
Bruna: OK
Daniele: OK
Diego: OK
Guilherme: OK
Henrique: OK
Iarley:
Iasmin: OK
Isaque: OK
Kawany: OK
Kemilly: OK
Lucas Kasper: OK
Lucas Kauan:
Luciane: OK
Maria: OK
Matheus: OK
Milena: OK
Renan: OK
Roberto: OK
Suélen: OK
Yasmin: OK
Yorã: OK